1

Cultura portuguesa versus cultura francesa

Posted by Cecília on 12:24
No meu ponto de vista o que define cada cultura é a sua história, tradição, costumes, memórias… e o que as torna únicas são as suas especificidades.

Em Portugal o que o torna único são o calor das suas gentes, a sua enogastronomia, o fado – “a saudade”, entre muitas outras especificidades.

A França o que a torna única são a sua industria automóvel e outras, a moda, a vanguarda, os produtos de luxo, e também a sua enogastronomia, sem dúvida.

Se tivesse de caracterizar o povo português, diria que é um povo bem mais acolhedor que o Francês. O povo português é mais optimista e sonhador. Tem também uma enorme capacidade de adaptação a todas as coisas, ideias e seres, sem que isso implique perda de carácter. Foi esta faceta que lhe permitiu manter sempre a atitude de tolerância e que imprimiu à colonização portuguesa um carácter especial inconfundível: assimilação por adaptação. O Português tem vivo sentimento da natureza e um fundo poético e contemplativo estático diferente do dos outros povos latinos. Apesar de ser caloroso, falta-lhe a exuberância e a alegria espontânea e ruidosa dos povos mediterrâneos. É mais inibido que os outros meridionais pelo grande sentimento do ridículo e medo da opinião alheia.

O povo português é também fortemente individualista, mas possui grande fundo de solidariedade humana, por exemplo quando sucedeu a derrocada na ilha da Madeira, muitas pessoas deram donativos para contribuírem a reconstrução/reparação das casas e outros locais destruídos.
Outro facto que caracteriza o povo português é o estado de alma sui generis que ele denomina de “saudade”. Esta saudade é um estranho sentimento de ansiedade, a ânsia permanente da distância, uma espécie de sentimento poético de fundo amoroso ou até religioso, que pode tomar a forma panteísta de dissolução na natureza, ou se compraz na repetição obstinada das mesmas imagens ou sentimentos.

O povo Português também é um povo de emigrantes, espalhados pelo mundo, considerados bons trabalhadores por todos. O povo português tem uma grande coragem e espírito de sacrifício como poucos.

O povo português tem também uma enorme capacidade de adaptação, pois adapta-se a climas, a profissões, a culturas, a idiomas e a gentes de maneira verdadeiramente excepcional. O Português foi sempre poliglota. Já os nossos clássicos escreveram quase todos em mais de uma língua, e mesmo as pessoas de pouca ínstrução aprendem e sabem com frequência falar um idioma estrangeiro. Mas a capacidade de adaptação é geral; podia ilustrar-se com inúmeros exemplos. O Português adapta-se a outro ambiente cultural tão bem que parece ter sido assimilado. Já o francês parece sempre francês em qualquer lado, dificilmente perde o seu sotaque, pronúncia e hábitos.

A capacidade de adaptação, a simpatia humana e o temperamento apaixonado são a chave da colonização portuguesa. O Português assimilou adaptando-se.

Ao longo da História também se verifica o temperamento expansivo e dinâmico do Português. Nos tempos em que a actividade era a guerra, os Lusitanos foram a expressão mais acabada da luta permanente e sem tréguas, que se prolongou pela Idade Média nas lutas da Reconquista contra os Mouros, para se transformar, finalmente, nas viagens de descobrimentos e de colonização.

Outra constante da cultura portuguesa é o profundo sentimento humano, que assenta no temperamento afectivo, apaixonado e bondoso. Para o Português o coração é a medida de todas as coisas.

Na história e literatura portuguesa também temos a presença deste sentimento de amor forte: basta relembrar a grande paixão de D. Pedro por D. Inês de Castro, que nem a morte conseguiu extinguir e que ainda hoje serve de motivo poético.

Na literatura basta lembrar a lírica de Camões, esse grande poeta, que nos dá exemplos da mais bela e mais repassada emoção.

Quanto à discrição física dos portugueses, antes eram morenos, de estatura baixa, sorridentes…hoje somos menos sorridentes (devido à crise financeira que atravessámos), somos morenos, louros, ruivos, mulatos, asiáticos…somos uma mistura de muitas nacionalidades que por cá se instalaram, casaram com portugueses e tiveram filhos.

Lá fora os outros associam Portugal a um país de férias, de calor. Palavras como mar, sol, calor, férias, festas e praia são referenciadas com muita frequência. Também nos associam ao Futebol e o nome de Figo e Cristiano Ronaldo são bastante nomeados.

Também somos conhecidos pelo Fado, actualmente Património Imaterial da Humanidade, assim como pelo o nosso Vinho do Porto (“Oporto”), embora lá fora ainda muitos pensem que é um produto inglês, principalmente nos Estados Unidos da América.

Também somos vistos como um povo que gosta de comer e beber bem. Associam-nos muito ao bacalhau e à sardinha.

Um ponto negativo que também nos caracteriza: a falta de pontualidade!!! Considerada uma falta de respeito para certas nacionalidades. No entanto não o fazemos por falta de respeito, aliás de um modo geral o povo português é respeitador e privilegia muito este valor. Digamos antes que chegar tarde, já nos vai no sangue…

Neste aspecto os franceses são pontuais e gostam muito da pontualidade nos outros. Neste ponto um trabalhador português em França terá de se adaptar rapidamente e cumprir os seus horários se quer preservar o seu emprego ( no nosso país também…).

Relativamente aos franceses, sendo umas pessoas menos acolhedoras que nós, são muito mais românticas que nós. Aliás a França é objecto de todo um imaginário romântico em torno da sua tradição artística e intelectual, da riqueza do seu património arquitectónico e da diversidade das suas paisagens resplandecentes. Cada país tem a sua especificidade. Poderíamos também afirmar que a gastronomia francesa faz parte do património nacional. A gastronomia é, com efeito, uma das maiores referências de França no mundo. Delicias como o foie gras, as quiches, os crepes ou o camembert… são produtos franceses que se expandiram por todo o mundo.

Dependendo da cultura, podemos concluir que não existe cultura sem tradição. Pois esta institui uma relação entre o passado - a tradição, na medida em que nela se inscrevem actos culturais que ilustram as diferentes possibilidades do homem - e o presente, que num diálogo com essas produções é capaz de criar outras formas, outros modos de estar no mundo.

Podemos, então, admitir que não há cultura verdadeira sem uma atenção à tradição para a compreensão do presente e construção do futuro.

|

1 Comments


Querida Amiga e Colega Cecília
O seu trabalho é um verdadeiro e muito sentido hino às excelentes caraterísticas do povo português e verifico que procurou ser imparcial, o que revela profundos conhecimentos deste povo a que orgulhosamente pertencemos. Somos um povo sofrido, diria mesmo, por vezes, fatalista, sendo significativa desta faceta, uma das suas mais tradicionais canções: o fado, mas também é um povo generoso, algo romântico, solidário. A aventura também nos está no sangue, independentemente das razões que a possam justificar. O seu trabalho é uma magnífica lição de cultura geral, mas também de Antropologia, que muito dificilmente alguém poderá igualar. Desculpe-me a franqueza, mas penso que está subaproveitada num país que, nem sempre sabe valorizar os seus recursos humanos mais inteligentes, nos diversos domínios: científicos, técnicos, literários, artísticos, académicos, (aqui temos esta grave lacuna). Igualmente muitas instituições, também não enaltecem os conhecimentos, as competências, e dedicação dos seus colaboradores. Dou-lhe, portanto, os meus sinceros parabéns, por mais um notável trabalho e incentivo-a a prosseguir na difusão das suas ideias, na transmissão dos resultados das suas investigações. Pela minha parte, quero manifestar-lhe toda a minha autêntica gratidão por me ensinar tão agradavelmente, matérias que eu não domino. Muito Obrigado Minha Querida Amiga.

Enviar um comentário

Copyright © 2009 O que me vai na cabeça... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.

Emoticones